Ensino Fundamental II

Para nós, do Centro Educacional Freitas Rodrigues, a escola deve ser um espaço de transformação humana e social. Nossa proposta pedagógica objetiva contribuir de forma significativa no desenvolvimento das capacidades que possibilitem aos alunos intervirem na realidade para transformá-la, baseando-nos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como pelas demais legislações coerentes e vigentes.
Acreditamos que é através da oferta de uma educação de qualidade, baseada em princípios fortes que um país poderá desenvolver-se e a humanidade progredir em direção aos ideais de paz, de liberdade e de justiça social.

OBJETIVOS

   Nos baseamos primeiramente no aluno e em suas formas de aprender, considerando a formação contínua de cada um, desde a Educação infantil, para que possam:

a) Aprender a conhecer, sendo pesquisadores, curiosos, críticos, que dialoguem com o professor e colegas;
b) Desenvolver competências que o tornem aptos a enfrentar diferentes situações, seja no dia a dia escolar ou familiar;

c) Compreender e aceitar o outro e a si mesmo, realizar projetos comuns e saber gerir conflitos, desenvolvendo-se enquanto ser humano e potencializando suas capacidades e atingindo a autonomia.
d) Desenvolver independência quanto aos seus estudos, organização e busca de conhecimentos,  para que sigam seus estudos com base para o Ensino Médio;
e) Formular hipóteses acerca dos fatos sociais, relacionando-os ao que aprende nas disciplinas;
f) Possuir autonomia quanto às atividades e a formação de atitudes e valores, bem como desenvolver o senso-crítico e de responsabilidade;
g) Estimular sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
h) Compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamentam a sociedade;
i) Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância na qual a sociedade  tanto necessita.

Visamos formar cidadãos ativos, críticos e conscientes sobre si e sobre a realidade que os cerca, além de incentivar o desenvolvimento humano em sentido pleno. A aplicabilidade desta proposta se faz extremamente necessária desde as mais iniciais fases da educação e deve ser mantida até as fases finais, criando um conjunto coerente e focado num único objetivo: formação de seres humanos que transformem o mundo.

Rolar para cima