Cuidado com o novo coronavírus

“Medidas simples e baratas, como lavar as mãos e higienizar itens compartilhados, já ajudam a prevenir contra a infecção. O Ministério da Saúde orienta que apenas pessoas com sintomas da Covid-19 (febre, tosse, dificuldade de respirar e falta de fôlego) e que tiveram contato com alguém infectado devem procurar uma unidade de saúde.

O que previne. O novo coronavírus é transmitido por meio de mucosas e saliva. Por isso, é preciso evitar o contato com gotículas decorrentes de espirro e tosse de pessoas infectadas e, segundo a OMS, a melhor maneira de fazer isso é higienizar as mãos regularmente e manter o ambiente limpo e ventilado.

As organizações de saúde, sejam elas internacionais ou brasileiras, recomendam que a população lave as mãos com água e sabão ou as limpe usando antissépticos com concentração de 70% de álcool. Mas não é lavar de qualquer jeito. É preciso limpar todos os dedos e as partes externa e interna das mãos. Com água e sabonete, por exemplo, esse procedimento deve durar pelo menos 40 segundos, com álcool em gel, cerca de 20.

As organizações de saúde também indicam desinfetantes para a limpeza de superfícies que são frequentemente tocadas, como mesas, maçanetas, interruptores e privadas. No trabalho, é recomendado higienizar itens compartilhados, como mouse e teclados, antes de utilizá-los.

O cuidado de evitar novas contaminações deve partir também de quem apresenta sintomas da Covid-19. Por exemplo, ao tossir ou espirrar, a pessoa deve cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel, que deve ser descartado imediatamente, nunca com as mãos.”

Fonte: AosFatos.org