21 2799-5359

secretaria@freitasrodrigues.com

Ensino Fundamental II


Ensino Fundamental II

1. APRESENTAÇÃO

"A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores". 
Ministério da Educação 

  Para nós, do Centro Educacional Freitas Rodrigues, a escola deve ser um espaço de transformação humana e social. Nossa proposta pedagógica objetiva contribuir de forma significativa no desenvolvimento das capacidades que possibilitem aos alunos intervirem na realidade para transformá-la, baseando-nos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como pelas demais legislações coerentes e vigentes.
  Acreditamos que é através da oferta de uma educação de qualidade, baseada em princípios fortes que um país poderá desenvolver-se e a humanidade progredir em direção aos ideais de paz, de liberdade e de justiça social.

2. OBJETIVOS

   Nos baseamos primeiramente no aluno e em suas formas de aprender, considerando a formação contínua de cada um, desde a Educação infantil, para que possam:
a) Aprender a conhecer, sendo pesquisadores, curiosos, críticos, que dialoguem com o professor e colegas; 
b) Desenvolver competências que o tornem aptos a enfrentar diferentes situações, seja no dia a dia escolar ou familiar;
c) Compreender e aceitar o outro e a si mesmo, realizar projetos comuns e saber gerir conflitos, desenvolvendo-se enquanto ser humano e potencializando suas capacidades e atingindo a autonomia.
d) Desenvolver independência quanto aos seus estudos, organização e busca de conhecimentos,  para que sigam seus estudos com base para o Ensino Médio;
e) Formular hipóteses acerca dos fatos sociais, relacionando-os ao que aprende nas disciplinas;
f) Possuir autonomia quanto às atividades e a formação de atitudes e valores, bem como desenvolver o senso-crítico e de responsabilidade;
g) Estimular sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
h) Compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamentam a sociedade;
i) Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância na qual a sociedade  tanto necessita.  
    Visamos formar cidadãos ativos, críticos e conscientes sobre si e sobre a realidade que os cerca, além de incentivar o desenvolvimento humano em sentido pleno. A aplicabilidade desta proposta se faz extremamente necessária desde as mais iniciais fases da educação e deve ser mantida até as fases finais, criando um conjunto coerente e focado num único objetivo: formação de seres humanos que transformem o mundo.
 
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 

    O currículo do Ensino Fundamental de nove anos tem uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, atendendo às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, tendo em vista a sequência e a integração.
    O Currículo do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, na Base Nacional Comum, abrange:
1. a Língua Portuguesa e a Matemática;
2. a Arte e suas expressões, incluindo-se a Música;
3. a Educação Física, ajustando-se às faixas etárias e às aptidões dos alunos;
4. a História e Geografia do Brasil, levando-se em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
    Além disso, nossos alunos possuem em sua organização curricular, as disciplinas de Inglês, Espanhol, Educação Financeira, Física e Química.
       Ainda segundo as DCNs, "A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças". Esse é o compromisso que nós, do Centro Educacional Freitas Rodrigues firmamos a cada dia, com cada aluno através de um trabalho centrado e sério.

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes".
Paulo Freire