21 2799-5359

secretaria@freitasrodrigues.com

CAPOEIRA


CAPOEIRA

Essa Cultura Afro-brasileira tem relação com as diversas disciplinas do contexto escolar, podendo auxiliar na aprendizagem e facilitando a assimilação através da ludicidade, no lugar do tradicionalismo da sala de aula. Desenvolve habilidades por força do convívio com outras pessoas, o trabalho cooperativo, concentração, força, equilíbrio e elasticidade e estimulam o desenvolvimento das múltiplas inteligências, melhora a auto-estima estimula e desenvolve habilidades relacionadas a musicalização, é uma atividade sem preconceitos, aceita todos os tipos de limitações. Pode ser desenvolvida em vários ambiente sem grandes exigências.

Contribui para o desenvolvimento do educando de forma integral, realizando a fusão de corpo e mente. Pode ser um instrumento que junto às outras atividades transforma o espaço escolar em um espaço democrático e prazeroso para o educando e para os profissionais.

No ensino da língua portuguesa pode-se realizar um estudo em cima da linguagem falada e escrita. Para que o aluno compreenda a necessidade de utilizar a linguagem adequada para cada ambiente. Pode-se explorar a cantiga, mostrando ao aluno características da linguagem informal. Palavras como tava, tá, cê, voismicê, camará, nêgo, dentre outras, são comuns nessas cantigas e muitas delas também são comuns no linguajar cotidiano. Os erros gramaticais podem ser identificados, não com a intenção de desconstruir a poesia, mas para exercitar a gramática.