21 2799-5359

secretaria@freitasrodrigues.com

Jovens e mercado de trabalho


Jovens e mercado de trabalho

"Como os jovens podem se preparar para o começo de suas carreiras? Com pouca idade e sem experiência de trabalho, a missão de ingressar no mercado pode ser desafiadora para muitos. [...]. Confira:

1. Buscar o máximo de experiências extracurriculares 
   É de grande importância se desenvolver com movimentos estudantis, estágios de férias, intercâmbios, trabalhos voluntários e ressignificar essas experiências para ser sempre proveitoso. Aprender coisas novas na prática é bem mais fácil do que pelo meio teórico.

2. Interação entre pessoas e saber lidar com as diferenças 
   É muito importante saber lidar com as diferenças. Pessoas, modo de trabalhar, ambiente, gerações e ideias sempre serão diferenciadas e deve haver respeito. Essa troca enriquece e traz muita experiência para quem é novo na área.

 3. Experimente várias áreas do curso 
   Grande parte dos cursos atualmente possuem diversas áreas de atuação dentro dele. Deve-se explorar ao máximo para que o jovem saiba de todas as possibilidades e possa escolher a que melhor se encaixa.

4. Busca do equilíbrio 
   Sempre estar com a cabeça presente onde você estiver. Se está na faculdade, não fique pensando no trabalho, viva aquele momento. Se está no trabalho, não fique lembrando da prova da próxima semana. A falta de foco atrapalha muito, ou seja, esteja presente no ambiente e aprenda ao máximo.

5. Autoconhecimento 
   Saiba quem você é. O que te faz feliz ou triste, quais são seus projetos, os seus pontos fracos e pontos fortes, isso vai ajudar muito no seu desenvolvimento. E o mais importante, seja você mesmo sempre, evite mentir ou ser contraditório em suas ações e discursos.

 6. Tome cuidado com as redes sociais
  Tome cuidado para não ser contraditório com suas ações on e off. Sempre deve haver coerência com o que você diz pessoalmente e o que você demonstra em suas redes sociais. Lembre-se sempre de usar as mídias sociais com moderação e equilíbrio.

7. Não fique preso ao seu curso
  Cada vez mais existem novas possibilidades e a tendência é ter mais de uma carreira e um curso, podendo trabalhar em outras áreas."

Fonte: Administradores.com.br