6 Dicas para Estimular teu Filho a Ler
1. A escolha é Dele
[...]Quem deve escolher os livros é o teu filho. Normalmente, nessa idade, as crianças acabam optando livros mais coloridos e cheios de imagens e bonecos. Essa atitude é absolutamente normal, aliás, quem nunca escolheu o livro pela capa? O importante é que ele sinta interesse pelo objeto de leitura. [...] Conhecer o gosto da criança é muito importante para que a leitura seja um prazer ao invés de uma tortura. Logo, não se preocupe se a leitura não é a mais indicada (desde que seja de conteúdo infantil, claro), pois o que pretendemos é desenvolver é o seu interesse.
2. Não apresse a leitura
O ritmo de leitura não deve ser apressado. Cada criança possui um ritmo específico, portanto, se a leitura não está avançando para o próximo nível (livros mais elaborados), não entenda isso como uma estagnação, mas como um processo de desenvolvimento, onde o teu papel é fundamental, seja no acompanhamento ou na leitura acompanhada (próxima dica).
Nessa fase, o importante é que o livro, gibi e as histórias em quadrinhos estejam sempre ao seu alcance, para que se possa manter o hábito.
3. Leituras Acompanhadas
Lembre-se, é bom estabelecer algumas regras e rotinas para a educação dos filhos, portanto, que tal fazer isso de uma forma que incentive a leitura e o interesse da criança? O objetivo desta dica não é organizar e planejar uma rotina extensa, mas incentivar a leitura antes de dormir, por exemplo. Ser embalado por uma boa história antes de dormir é sempre gostoso, principalmente se no dia seguinte teu filho levantar e contar pra você que sonhou com algo relacionado à história.
No entanto, dependendo do passo que a criança estiver em sua alfabetização, a função da leitura noturna caberá aos pais. [...]
4. Represente as Histórias
Crianças adoram brincadeiras, portanto, que tal utilizar a história que ela mais gosta para criar um teatrinho? Pegue aquela história que teu filho mais gostou e tente improvisar uma representação, e busque incluir o teu filho nesse projeto. Tente fazer isso a cada mês, por exemplo. Se possível, junte sobrinhos e vizinhos para participar também. Tornando esta dica em um hábito agradável e divertido, teu filho irá esperar por essa encenação, logo, irá procurar mais histórias para que sejam representadas.
[...]
5. Passeios literários
Outra forma de incentivar a leitura é fazer passeios que possam estimular a leitura. Envolver a criança em ambientes onde a leitura é o principal tema pode trazer muitos benefícios. Por exemplo, se houver uma peça de teatro baseada em um livro infantil, leve-a! [...] Crianças curiosas tendem a procurar mais informações sobre aquele determinado assunto.
Desta forma, tanto você quanto teu filho estarão envolvidos em um único assunto, o que favorecerá, conforme dito pela Doutora Rosane Lunardelli, a tendência que as crianças têm em se espelhar nos pais no comportamento da leitura.
6. Incentive a Criatividade
Crianças são um poço sem fundo quando o assunto é imaginação, portanto, incentive essa criatividade. Como já dissemos, a curiosidade por coisas novas acabam levando a um aumento na leitura.
Aqui vocês podem tentar criar uma história em conjunto. Vale lembrar que é muito importante deixá-lo livre para intervir a todo o momento, até que ele veja que a história esteja a seu contento. [...]
Fonte: Folhetim Online