21 2799-5359

secretaria@freitasrodrigues.com

Auxiliar nas atividades

...


Auxiliar nas atividades

Como os pais podem ajudar na lição de casa sem prejudicar o aprendizado do filho?

O segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas. Um exemplo: quando a criança não sabe a grafia de uma palavra, os pais podem orientá-la a buscar a palavra no dicionário, mas nunca dizer imediatamente o que ela significa. Outras atitudes que podem ajudar o filho sem comprometer o aprendizado são levá-lo até uma biblioteca ou orientar uma pesquisa na internet. O mais importante é mesmo acompanhar, saber se a lição está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante incentivar o aprendizado. [...] "Os adultos não estão proibidos de compartilhar o conhecimento com as crianças, mas também não devem sentir-se obrigados a fazê-lo. O ideal é que os pais não façam pela criança aquilo que ela tem condições de realizar sozinha, mesmo que o produto não corresponda à expectativa dos adultos", orienta Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.

 

Como agir quando o filho não quer fazer a lição de casa?

O primeiro passo é identificar o problema. Não conseguir terminar toda a lição ou negar-se a fazê-la pode ser, por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente. Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizado. [...]

 

É preciso repreender quando o jovem não faz a lição direito?

Errar como se diz popularmente é humano - e faz parte do processo de aprendizagem. É muito importante entender que o estudante - criança ou adolescente - está em uma fase de aprendizado e é natural que cometa erros no caminho. "Nunca se deve repreender a criança quando ela comete um erro. Isso faz parte do aprendizado", diz Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. "Chamar de burro ou incompetente, então, nem pensar". É errando que se aprende.

 

O que os pais podem ver por meio da lição de casa?

Além de ajudar o trabalho do professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho está aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou não de aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição. Ajudar o filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por ele. E é importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses casos, o melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não lembra da matéria e fazer uma pesquisa conjunta. "A hora de fazer a lição de casa também pode ser um momento de compartilhar dúvidas", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile.

Fonte: Educar para Crescer