21 2799-5359

secretaria@freitasrodrigues.com

Ajudando a alfabetizar

...


Ajudando a alfabetizar

[...] É interessante adotar alguns procedimentos para que as crianças não só identifiquem as letras e palavras, mas também tenham consciência da importância da leitura para suas vidas:

1 - Manuseie junto ao seu filho calendários, listas telefônicas, receitas, rótulos, embalagens, remédios para que assim a criança possa entender a importância da escrita e da leitura mostrando que podemos solucionar problemas e resolver questões cotidianas a partir da leitura do mundo.

2 - Deixar o ambiente do lar mais alfabetizador, deixando bilhetes espalhados pela casa, utilizando na geladeira imãs com letras, e, ao iniciar um novo jogo convidar seu filho pra ler as regras juntos, entre outras experiências cotidianas.

3 - Estimular a leitura gestáltica – a leitura começa pela leitura da palavra como uma imagem, como um todo, pelas cores, tipo de letra, etc. As crianças fazem este tipo de leitura quando reconhecem o Mc Donald’s, a Coca Cola, etc. Estimular a leitura gestáltica favorece o contato com a língua escrita. Isto pode ser feito no supermercado, em casa, na rua, nos outdoors, etc, como uma brincadeira lendo para ela os nomes e pedindo que ela “leia” também. Muitas vezes esta “leitura” se dará pelo uso do produto ou por uma “adivinhação”.

4 - Preparar receitas com a ajuda do nosso pequeno leitor.

5 - Produzir convites de aniversário junto a criança.

6 - Deixar que os pequenos ajudem na lista de compras.

7 - Ler histórias, revistas e jornais juntos.

[...] Aos pais, bom trabalho, paciência e respeito ao tempo das crianças!

Fonte: Nosso Clubinho